This is a platform for User Generated Content. G/O Media assumes no liability for content posted by Kinja users to this platform.

Dormir Pouco Pode Causar Doenças Mentais

O CRISTÃO NO SÉCULO 21

Quem tem dificuldade pra agarrar no sono sabe que os efeitos de uma noite mal dormida não acabam no momento em que o dia começa. Olheiras, fadiga, olhos secos, problema de se concentrar e irritação são muitas das respostas do organismo à privação de sono. A qualidade do sono impacta diretamente nossa saúde física e mental.

Advertisement

A insônia, inclusive, é um sintoma comum em pacientes que sofrem de preocupação, depressão, esquizofrenia, bipolaridade e distúrbios de atenção. A psicóloga Jo Abbott, da Instituição Tecnológica de Swinburne, na Austrália, defende que a insônia e doenças mentais estão bastante interligadas - elas se retroalimentam. Segundo ela, em torno de 50% dos adultos com insônia têm problemas mentais e 90% das pessoas com depressão sofrem para dormir. O pior desta ligação insônia versus depressão é que quem não dorme bem responde pior ao tratamento da depressão e está mais propenso a ter picos de aflição.

O professor Peter Franzen, da Universidade de Medicina de Pittsburgh, nos EUA, concorda com Abbott sobre a correlação entre insônia e doenças mentais. Em seu estudo sobre o assunto como a insônia pode causar disfunções no circuito cerebral responsável pelas emoções, ele explica que o sono e os sentimentos são o item de interações entre muitas regiões comuns do cérebro, hormônios e neurotransmissores.

Advertisement

Desta forma, anormalidades em alguns deles causam impactos nos outros. Testes De Sangue São capazes de Identificar Se Você Ficará Gripado. Empreenda Como , há evidências de que doenças mentais conseguem aparecer de problemas dentro de circuitos cerebrais sobrepostos por circuitos que regulam nosso relógio biológico e o sono. Pense nas principais reações de uma guria cansada: choro, birra e manha. Com você, ocorre o mesmo, a diferença é que não pega bem se você se atirar no chão.

Um outro estudo conduzido pelo professor Franzen com pupilografia (a pupila é um ótimo indicador para perceber se o cérebro está ou não processando sugestões afetivas e cognitivas) comprovou que a privação de sono altera nossas reações emocionais. Adultos saudáveis foram expostos a imagens positivas, negativas e neutras. Metade deles tinha dormido bem, a outra metade não havia pregado o olho a noite toda - as pupilas nesse último grupo ficaram muito maiores ao espiar imagens negativas do que no momento em que viram os outros tipos de imagens.

Advertisement
  • Tome um banho com soro fisiológico nos locais onde sua pele está vermelha e ardente
  • Medicamentos Caseiros Pra Dor de Cabeça- Camomila
  • Idade: homens acima dos 45 anos e mulheres com 55 anos ou mais tem superior propensão ao infarto
  • Sangramentos que não cessam espontaneamente
  • Aplique o objeto sobre o rosto e, se quiser, bem como no pescoço e no colo
  • Fortalece teu sistema imunológico
  • Além de tudo, agradeça
  • ALTERAÇÃO EVIDENTE NOS HÁBITOS (sono, alimentação)

Ou melhor, no momento em que dormimos insuficiente exageramos nas nossas reações frente a situações negativas. E também mais mal-humorados, a inexistência de sono podes nos deixa mais vulneráveis a ter doenças psiquiátricas desencadeadas por distúrbios do sono. São Paulo — Uma noite mal dormida poderá causar muito mais que olheiras e um rosto abatido. Bahia No Ar Lidera Com 8,5% De Audiência de contas, a sonolência atrapalha a produtividade de cada um, seja no serviço ou nos estudos. Dentre as imensas sugestões pra se dormir bem, tomar cuidado com a alimentação é uma forma descomplicado e segura de receber horas de descanso de peculiaridade.

Advertisement

Para Ana Gonçalves, a nutricionista e coordenadora dos cursos de Nutrição e Gastronomia do Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação (IBMR), o melhor à noite é repor as energias com nutrientes importantes e de fácil digestão. “ A Cirurgia Vascular Atua No Diagnóstico , o metabolismo é mais lerdo. Ela explica que, após esse tempo, o recurso digestivo estará completo e desconfortos como sono agitado e pesadelos terão sido evitados.

Share This Story

Get our newsletter